segunda-feira, 30 de maio de 2011

Os Cavaleiros do Zodíaco


Yo minna-san!

Este será um post mais do que especial. Primeiro porque foi o primeiro anime que eu assisti na vida. Segundo porque este não é apenas mais uma dica pra nova geração de otakus, mas também muitos adultos de hoje tiveram a participação dos cavaleiros em suas vidas.

Bom, antes vou dar uma pequena introdução.

Cavaleiros do Zodíaco estreou no Brasil pela famosíssima TV Manchete (que eu não cheguei a ver) em 1994. O pessoal de 80 mais ou menos entrava em contato com uma das maiores e mais famosas produções japonesas (senão for a maior).
O pessoal de 90 (como eu) faz parte do (grande) grupo de otakus que não conheceu a Manchete (não somos "da época"), mas que ama e chega a venerar esse anime. Nós também, somos os mais interessados pelas novas sagas.

O que eu quero com este post também é apresentar Cavaleiros do Zodíaco aos que não conhecem esse obra-prima do mestre Masami Kurumada e evitar que ela seja esquecida.


Cavaleiros do Zodíaco tem um universo cheio de referências da mitologia grega, ou melhor, é totalmente produzido com base nela.
Em Saint Seiya (seu título original) reencarnações dos deuses nascem a cada centenas e centenas de anos.
Atena, a deusa da sabedoria, da guerra e da justiça; é também protetora da Terra e dos seres humanos.
Por vários séculos, Atena travou batalhas, conhecidas como Guerras Santas, com Poseidon, deus dos mares; e Hades, deus do mundo dos mortos. Esses deuses tinham sob seu comando um exército com o intuito de dominar a Terra. Ao lado de Atena, estavam jovens dispostos a arriscarem suas vidas para defender a Terra em nome da justiça, eram os Cavaleiros sagrados de Atena.
Não sendo diferente, a reencarnação da deusa nasce também nos tempos atuais.


No Santuário de Atena na Grécia, os céus enviam à Terra a reencarnação da deusa. A criança quase é assassinada, mas foi salva por um cavaleiro que a entregou à um homem pedindo para que cuidasse dela, pois seria Atena no futuro.
O homem era Mitsumasa Kido e adotou a menina como sua neta, chamando-a de Saori Kido. Mitsumasa não era um homem qualquer, era um magnata. Tendo conhecimento da existência da deusa e de seus cavaleiros, ele se dispôs a adotar mais de 100 crianças e enviá-las à diferentes partes do mundo para treinarem e tornarem-se Cavaleiros de Atena.
Com isso começa a história dos cavaleiros.

Após anos de treinamento (Não são simples treinamentos de artes marciais; os jovens são submetidos à condições extremas, principalmente quanto aos locais (desertos, geleiras, montanhas rochosas, vulcões, etc.), apenas 10 das 100 crianças retornam vivas ao Japão e com o título de cavaleiros. Dentre eles, estão os cinco principais.


Seiya foi enviado à Grécia e treinou no próprio Santuário. Sua mestra foi Marin de Águia, uma amazona. Para receber a armadura de bronze de Pégaso, Seiya teve de derrotar diversos candidatos ao título de cavaleiro.


Shiryu foi enviado à China, na região dos Cinco Picos Antigos. Foi um dos poucos (ou talvez o único) em que o local de treinamento não era tão hostil, mas o treinamento era igualmente rígido. Shiryu era o único candidato à receber a armadura sagrada de Dragão. Foi treinado pelo Mestre Ancião (Dohko) um antigo Cavaleiro de Atena. O último desafio para Shiryu era inverter o curso da cachoeira de Rozan (ou seja, literalmente mandar a água pra cima). Depois de incontáveis tentativas, Shiryu eleva seu cosmo e com um poderoso golpe, inverte o fluxo das águas, conseguindo assim se tornar o Cavaleiro de bronze de Dragão.


Hyoga foi mandado à Sibéria. Seu mestre era o cavaleiro de ouro Camus de Aquário (no mangá, no anime seu mestre é o cavaleiro de prata de Cristal). Em razão do lugar, Hyoga tem seus ataques fundamentados no gelo. Seu teste final para tornar-se um cavaleiro era retirar a urna da armadura das geleiras conhecidas como paredes de gelo eterno, recebendo o título de Cavaleiro de Bronze de Cisne.


O destino de Shun foi a Ilha de Andrômeda (um lugar de condições extremas, durante o dia um calor escaldante; à noite, frio de muitos graus negativos). Seu mestre era o cavaleiro de prata Albion de Cefeu, que tinha muitos dicípulos inclusive mulheres, mas só se tornaria um cavaleiro aquele que tivesse coragem de enfrentar o desafio decisivo, o "Sacrifício de Andrômeda". Após longos anos de treinamento, Shun submete-se ao desafio e é acorrentado nos rochedos à beira do mar. O objetivo era se soltar antes de morrer afogado pela maré alta. Mas força não é o suficiente, a corrente só liberta aquele cujo cosmo for poderoso mas ao mesmo tempo, sensível. E graças ao seu elevado poder e personalidade, Shun completa o desafio e passa a ser o Cavaleiro de bronze de Andrômeda.


Ikki é o irmão mais velho de Shun e foi mandado à Ilha da Rainha da Morte. Na verdade Shun seria mandado para lá, mas Ikki tomou seu lugar ao ouvir que era o pior do mundo. A ilha é um inferno na Terra, cheia de lava vulcânica e solo muito quente. Ikki teve um treinamento e um mestre rigorosos, segundo ele, só o aprovaria como cavaleiro se o matasse, e para isso deveria deixar que o ódio o dominasse. Uma garota que sempre tratava dos ferimentos de Ikki foi morta por seu mestre, isso fez com que ele o matasse e conseguisse se tornar o Cavaleiro de bronze de Fênix.

Nota: Pégaso, Dragão, Cisne, etc., são as constelações protetoras de seus cavaleiros. Existem cerca de 88 constelações, o que significa que existem 88 armaduras. As armaduras dos cavaleiros são divididas em hierarquia; as de bronze são as mais fracas, depois são as de prata e em seguida as de ouro, as mais fortes; que também são conhecidas as 12 armaduras do zodíaco pois cada uma representa uma constelação que fica ao redor do sol (são também os 12 signos zodiacais).

Mesmo tendo treinamentos diferenciados entre si, todos são voltados para a justiça e ensinam que devem proteger e lutar por Atena e pela Terra.


Com a volta dos 10 jovens que tornaram-se cavaleiros dá-se início à temporada da Guerra Galáctica, que nada mais é do que um torneio entre eles. Em seguida, à Saga do Santuário. Depois a Saga de Asgard (apenas no anime). Depois, a Saga de Poseidon e por fim a Saga de Hades.
(Além da série, há também os filmes, 5 no total.)


Os personagens mais marcantes depois dos principais são, sem dúvida, os cavaleiros de ouro, os mais fortes da hierarquia.
O Santuário é formado pelas 12 casas do zodíaco e têm um cavaleiro de ouro como guardião.


Mú é o guardião da casa de Áries. É um dos poucos cavaleiros existentes capaz de utilizar a telecinese, uma técnica que envolve poder mental e teletransporte. Mú é também um restaurador de armaduras sagradas.


Aldebaran é o guardião da casa de Touro. É o único cavaleiro brasileiro.


Saga é o guardião da casa de Gêmeos. Também é um dos mais poderosos dentre os cavaleiros de ouro.


Máscara da Morte é o guardião da casa de Câncer. Este nome é devido aos diversos assassinatos que cometeu.


Aioria é o guardião da casa de Leão. Ajudou Seiya durante seu treinamento no Santuário.


Shaka é o guardião da casa de Virgem. Ele é considerado o homem mais próximo de Deus. Foi o único que conseguiu despertar o oitavo sentido. Também é o único budista da série.


Dohko é o guardião da casa de Libra. Ele é o mestre de Shiryu e também foi um sobrevivente da última Guerra Santa.


Miro é o guardião da casa de Escorpião. Seu ataque Agulha Escarlate é um golpe muito singelo mas que causa uma tremenda dor no adversário, assemelhando-se à uma picada.


Aioros era o guardião da casa de Sagitário. Ele que livrou Saori de ser assassinada, mas acabou morrendo após ter lutado com alguns cavaleiros que pensaram que era um traidor. É também o irmão mais velho de Aioria.


Shura é o guardião da casa de Capricórnio. O Cavaleiro de Capricórnio tem a fama de ser o mais leal à Atena e Shura o é. Seus braços e suas pernas têm o poder da lendária espada Excalibur.


Camus é o guardião da casa de Aquário. Ele é o mestre de Hyoga. Seus ataques também são fundamentados no gelo.


Afrodite é o guardião da casa de Peixes. É conhecido como o cavaleiro mais belo. Seus ataques utilizam-se de rosas venenosas.

Saint Seiya é uma das animações que mais desenvolveu derivados.
Existem três produções de mangás além da clássica: O episódio G, o Next Dimension e o The Lost Canvas (que recebeu uma série animada recentemente).
Houve a notícia também que uma animação em computação gráfica estreará nos cinemas em 2012 no Japão.
Mesmo com o fim da série clássica, a produção de Myth Clothes dos personagens não parou.
Masami Kurumada também escreveu dois livros sobre Os Cavaleiros do Zodíaco da série Gigantomaquia.

Em questão de trilha sonora, Cavaleiros do Zodíaco possui músicas das mais marcantes.
(Que otaku ouviu Pegasus Fantasy e não começou a cantar?)
Mas até o OST das batalhas é inconfundível.

Uma dica de site pra quem quer saber muita coisa sobre cavaleiros: www.cavzodiaco.com.br


Finalizando, Saint Seiya é uma relíquia do universo dos animes e mangás. A verdadeira receita de uma série de sucesso e vem criando fãs até hoje.

Saint Seiya Forever


Até o próximo post.

Ja-ne!

sábado, 21 de maio de 2011

Soul Eater


Yay otakus!
Aqui vai mais uma bela dica pra lista de animes!

Soul Eater é um anime de traços bem diferentes. O enredo por si só já é bem movimentado. O cenário também é bem diferente, chega até ser engraçado (no céu, a Lua e o Sol têm vida e conforme passam as horas, suas feições mudam).

Bom o anime é a história dos alunos de um colégio chamado Shibusen. Mas, como em quase todo anime, não é um colégio normal.


O Shibusen tem como finalidade acabar com criaturas que devoram almas humanas, os Ovos de Kishins e também as bruxas, que espalham terror no mundo evitando assim que surjam os próprios Kishins. Para isso o Shibusen forma shokunins (artesãos), que são aqueles que lutam com armas; mas não é só isso.
No Shibusen, os alunos são divididos em dois tipos: os shokunins e as armas (isso mesmo, as armas são alunos também). Cada shokunin tem uma arma como parceiro e para evoluírem suas habilidades, as duplas podem realizar missões fornecidas pelo próprio colégio, que as classifica em níveis. Logo os alunos mais avançados optam por missões mais difíceis enquanto os iniciantes pegam as mais fáceis.
Mas não basta serem apenas parceiros e participarem de missões juntos, a dupla também deve possuir uma boa ressonância entre suas almas para poderem lutar, senão pode haver rejeição entre elas.
A ressonância pode aumentar se ambos tiverem um bom entrosamento nos treinos, nas lutas e também um bom relacionamento no dia a dia.
Os shokunins também têm a função de ajudar as armas a se tornarem Death Scythes, que é a forma mais poderosa que uma arma pode alcançar. E como se faz isso?
Bom, as missões fornecidas são todas voltadas para eliminar Ovos de Kishins. Quando esses Ovos morrem, deixam sua alma e elas são devoradas pelas armas.
Para uma arma se tornar uma Death Scythes, ela deve engolir 99 Ovos de Kishins e uma alma de bruxa. Caso aconteça de devorar mais de 99 Ovos ou uma alma qualquer, a arma tem que começar tudo denovo.

Nota: Ao devorarem almas humanas, os Ovos de Kishins tornam-se mais fortes, mas acabam caindo na insanidade e acabam ficando maus. Ao devorarem os Ovos, as armas não são afetadas, portanto não ficam más. O humano, arma ou shokunin que devorar almas humanas vai aos poucos se tornando um Ovo de Kishin.

Personagens


Maka Albarn é uma shokunin e seu parceiro é Soul Eater Evans. Ela é uma das melhores alunas do Shibusen. É filha de uma shokunin e um Death Scythe chamado Spirit. Ela tem o sonho de superar sua mãe (que foi a melhor shokunin do Shibusen).


Soul Eater Evans é uma arma no formato de foice. Ele e Maka têm uma excelente ressonância. Diferente de Maka, Soul é desleixado e despreocupado com a escola, mas se importa bastante com sua parceira, principalmente numa luta. Soul também é muito amigo de Black Star que juntos, na maioria das vezes, só fazem idiotices.


Em uma missão, Maka e Soul encontram uma bruxa. Soul, que já tinha devorado 99 Ovos de Kishins, devora o que parecia uma alma da bruxa. Mas não dá certo, pois não era uma bruxa, na verdade era uma gata que usa magia e podia assumir essa aparência. Ou seja, Soul devorou a alma errada e, portanto, terá que começar tudo denovo; enquanto que Blair, a gatinha, ficou com seis vidas (além disso, passa a morar com os dois estudantes).


Black Star é um dos shoukunins mais exaltados e superativos do Shibusen (se não for o único). Ele é descendente de um clã de assassinos. Ele pode usar a pulsação de sua alma para golpear o adversário internamente. Como ele mesmo diz, um assassino precisa ser silencioso e atacar seu adversário antes que ele sinta sua presença, mas sua personalidade é totalmente o oposto, pois Black Star sempre quer ser o centro das atenções e por essa razão ele e sua parceira Tsubaki nunca completaram uma missão. Black Star é ainda mais relaxado que Soul em relação à escola. Seu único objetivo na vida é superar um deus.


Tsubaki é uma das armas mais interessantes de todo o Shibusen, pois pode se transformar em diversas armas, desde uma espada até uma shuriken. Ela é o contraste fiel de Black Star, é muito discreta e tranquila, das raras vezes que se altera, sempre é para dar bronca em seu shokunin; mas, talvez, ela é a única capaz de ser parceira de Black Star, pois apesar de ele sempre se sobressair ela entende e sabe lidar com ele.


Mesmo tendo personalidades tão diferentes, Black Star e Tsubaki têm uma excelente ressonância e mesmo não completando muitas missões, não deixam de ser uma dupla forte e equilibrada.
Em uma missão, Tsubaki e Black Star têm de enfrentar a Lâmina Demoníaca (irmão de Tsubaki). Dessa vez, Tsubaki quer enfrentar sozinha o irmão. Ao derrotá-lo, ela adquire suas características o que a torna capaz de se transformar em modo de Lâmina Demoníaca (essa é uma das maiores habilidades de Tsubaki, ao derrotar o inimigo pode se transformar em uma arma igual).


Death the Kid é o filho do Shinigami-sama (shokunin diretor do Shibusen) e também o garoto prodígio da série. É muito inteligente e suas habilidades de luta são impressionantes. Mas tudo isso nem se compara com sua obsessão por simetria bilateral.
Tudo, absolutamente tudo em sua vida, Kid envolve simetria. Mas não é tão simples. Ele é tão obcecado que chega a ser irritante (além de atingir o inimaginável).
Alguns exemplos: seu número favorito é o 8; odeia as listras de seu cabelo porque elas o deixam assimétrico; durante uma prova não conseguia escrever seu nome porque as letras são assimétricas (quando terminou o tempo, só tinha escrito "Death the K " e por isso não respondeu nenhuma questão); etc. são tantos que precisaria de outro blog pra falar de todos.
Como filho de um Shinigami, Kid não precisa ir para o colégio, mas acaba entrando para o Shibusen mesmo assim.


Antes de ter suas armas, Kid rejeitava qualquer arma que seu pai lhe apresentava (porque eram todas assimétricas). Até que encontra Lizzy e Patty, duas armas com a forma de pistolas (duas, portanto, simétricas).
Lizzy e Patty (ou Irmãs Thompson) moravam na rua e assaltavam pessoas tomando a forma de pistolas. Kid na verdade seria mais uma vítima se não fosse filho de um Shinigami.
Elas são bem diferentes, Lizzy é mais alta, mais vaidosa e também tem pavor de fantasmas ou qualquer coisa parecida; Patty é ingênua demais, chega a parecer uma criança. Kid também não suporta o fato de Lizzy e Patty serem diferentes em sua forma humana.


É incomum um shokunin ter duas armas, mas Kid e as irmãs Thompson têm ótima relação entre suas almas; o único obstáculo que impede o trio de ser perfeito é a obsessão por simetria de Kid. Se o adversário é simétrico, Kid não consegue desferir um único golpe, mesmo ele se ferindo por isso. Além disso, se por acaso uma de suas parceiras se perde, ele também não consegue usar apenas uma pistola. Mas na maioria das vezes essa obsessão é motivo de muita risada.


Shinigami-sama foi o fundador do Shibusen e logo depois, o diretor. No passado ele conseguiu derrotar o único Kishin que existiu no mundo, Asura, retirando todo o sangue de seu corpo e aprisionando-o no subsolo do futuro colégio. Para manter Asura adormecido, Shinigami-sama não pode sair da Cidade da Morte, mais especificamente do próprio Shibusen. Ele age sempre de forma engraçada e fala de um jeito estranho para não assustar as crianças (ele usa até uma máscara para esconder o rosto original).


Spirit é o único Death Scythe atualmente no Shibusen. Ele também é pai de Maka. Já foi parceiro do Dr. Franken Stein, do Shinigami-sama e também da mãe de Maka (responsável por torná-lo um Death Scythe).
Maka não lhe dá muita atenção e sente raiva por ter se divorciado de sua mãe. Ele sempre está de olho em alguma mulher, mas afirma que ama sua ex-esposa. É também muito protetor de Maka (isso a irrita as vezes).


Dr. Franken Stein é um shokunin de alto nível e professor no Shibusen. É extremamente inteligente e habilidoso. Além disso, ele é um cientista louco e tem uma pequena obsessão por dissecações (desde que era criança - aluno do Shibusen). Spirit já foi vítima de suas experiências. Por conta de sua personalidade, acaba sendo afetado pela insanidade liberada pelo Kishin.


Medusa é a primeira bruxa que aparece na série. Ela controla as cobras. Seu objetivo é despertar o Kishin Asura dando-lhe o sangue negro (que é um tipo de arma que pode ser utilizada e controlada por um shokunin). Para estudar esse sangue, ela faz experiências em sua própria filha, Chrona; com a intenção de torná-la num Kishin.


Chrona é mais uma experiência do que filha de Medusa. Ela tem dupla personalidade, uma tímida e reservada que não sabe como lidar com as situações em que se envolve, outra que é tomada pela insanidade. Chrona tem em seu corpo o sangue negro podendo endurecer ao ponto de levar um golpe com uma lâmina e não sofrer sequer um arranhão; também pode fazer com que ataque em forma de agulhas.


Chrona tem implantada uma arma em seu corpo chamada Ragnarok, que faz o que quer com a shokunin. Sempre que Chrona é castigada por Medusa ou quando apanha numa luta, Ragnarok a culpa (e o que é pior é que fica batendo e gritando com ela).


O Kishin Asura é o maior inimigo da série. Ele consegue sair do selamento feito pelo Shinigami-sama após receber o sangue negro de Medusa e alguns aliados durante uma invasão no Shibusen. Após escapar da Cidade da Morte, Asura libera a insanidade pelo mundo todo, facilitando a propagação de Ovos de Kishins e aumentando os desafios para os shokunins (Stein é um dos afetados pela insanidade e chega a sumir do Shibusen). Asura era originalmente um shokunin amigo do Shinigami-sama e, naturalmente, tinha uma arma, mas seu medo da morte e sua ambição por poder fizeram com que começasse a comer almas humanas. Logo depois ele devorou seu próprio parceiro até que tornou-se um Kishin.

O anime tem apenas uma temporada, tendo como a caça de Asura um dos momentos finais da série. No mangá a história vai mais adiante (Asura não é o único inimigo no mangá).
Infelizmente não há a publicação de Soul Eater no Brasil (uma pena, as editoras não sabem o que tão perdendo).
Mas mesmo assim vale muito a pena assistir ao anime, pois não deixa de ser tão envolvente.

Nossa, Soul Eater deu o que falar hein?! Mesmo porque é um dos meus favoritos.
Não deixa de assistir!

Até o próximo post.

Ja-ne!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Notícias de última hora!

Yo minna-san!

Este será um post rápido, mas calma aí, quero apenas fazer uns comentários.

Fui no evento AnimABC em Santo André (de cosplay, claro!) e alguns acontecimentos merecem atenção.
Houve tributo à Dragon Ball.
Em seguida, (que não podia faltar) Cavaleiros do Zodíaco. Só pra constar, eu enlouqueci mesmo (tá e daí?!) ¬_¬

Bom, além da excelente apresentação de cosplayers e da baita chuva que deu no domingo, o AnimABC recebeu a presença de Rafinha Bastos.
É isso aí mesmo que você leu.

(Essa não Uriiii, por que você contou isso???)
Pra fazer inveja pra quem teve a oportunidade de ir no evento e não foi.
MUWAHAHAHA sou má!

XD
Brincadeirinha!

Não. Não quero isso, na verdade é pra dizer que o mundo de animes, mangás e (principalmente) dos otakus está ficando conhecido aos poucos. Comemorem! \o/

Vejam a aparição de Rafinha Bastos




Outra coisa importante também:

O ANIME FRIENDS TÁ CHEGANDO!!!


Otakus, cosplayers, fanzineiros, roqueiros, metaleiros, intrometidos; bora pro Anime Friends!

Acho que por enquanto é só, logo mais novidades.

Até o próximo post.

Ja-ne!

sábado, 7 de maio de 2011

Preço Justo

Yay parceiros otakus!
Não sou muito de divulgar coisas da internet à toa. Pra isso acontecer eu tenho que achar legal.
E foi o que aconteceu quando me deparei com o manifesto do Preço Justo.
Tenho certeza de que muitos de vocês sabem do que se trata, mas eu só quero acrescentar umas coisinhas.
A princípio achei interessante, mas depois percebi que valia a pena uma divulgação.

Não vou explicar o que é esse manifesto, se quiser pergunte ao senhor da verdade (o Google).
Ou você pode ver o vídeo.

Bom, o que eu quero acrescentar é exclusivamente para os otakus.

Que coisas são comuns entre otakus (coisas que se pagam)?
Mangás, ingressos de eventos, camisetas de animes ou bandas J-rock, dvds, (para os cosplayers:) acessórios, maquiagem, tecido,...

Enfim uma porrada de coisa que não são... digamos... à preço de banana (aliás nem banana tá tão barata assim).

(Uri fala logo de uma vez)

Imagine só:
- Mangá por R$5,00
- Ingresso por R$3,00
- (...)

Só digo isso pra que você que assistiu o vídeo e pensou "Aham...! Legal... agora vou ver anime." relacione a questão com sua rotina.
E pra quem não assistiu ainda, é para que não pense o mesmo depois.

Tá legal né?! Chega. Assiste o vídeo aí.

A volta do Otaku no Tamashi!

Minna-san!!! Gomennasai, gomennasai, gomennasai!

Meu pc deu sinal de vida (mesmo ainda estando instável).

Prometo postar algo logo logo.

Por favor, qualquer coisa que queiram falar mandem um email (otaku-no-tamashi@hotmail.com pra quem não sabe ainda).

Estou tentando colocar tudo em ordem, logo mais estarão recebendo informes :-) .

(Pela demora, tentarei compensar o atraso (como sempre XD)).

Além disso, obrigada por não abandonarem o blog. (*enxuga uma lágrima*)

Ja-ne!
 
Powered by Blogger