domingo, 31 de julho de 2011

Nova rede social


Yo minna! Atenção para um informe!
Descobri um site dedicado aos otakus brasileiros.
Basta se cadastrar e você fará parte dessa casa! \o/

Se quiser entrar clique aqui.
 (Ah! Não esquece de me adicionar lá - URIS4M4).

Ja-ne!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Naruto


Yo minna! Acho que todos concordamos que já estava mais que na hora de postar sobre Este anime!

Provavelmente, Naruto é o anime mais falado dos últimos 5 anos (pelo menos) aqui no Brasil.
Muitos obviamente já acompanham Naruto há muito tempo e provavelmente já assistiram ao episódio mais recente. Mas não é por isso que deixarei de falar dele desde seu começo (comecinho mesmo).

E se... por acaso, alguém que estiver lendo o post e não conhece Naruto... é... aí tá um pouquinho mal informado. Mas sem desespero, não deixarei a par de tudo mas falarei o máximo possível. E todos que acompanham os posts do Otaku no Tamashi sabem que eu voltarei a falar de Naruto; mesmo eu não tendo postado nada além de um post dos animes que falei até agora.


Okay! Como qualquer outro mangá shonen, Naruto tem um ambiente de batalhas típico.
Nosso protagonista de roupa laranja vive em Konoha (Vila Oculta da Folha). Essa aldeia é o poderio militar do pais do Fogo e seus atuantes são os ninjas.

Qualquer um pode se tornar um ninja, para isso deve ir para a academia ninja de sua vila para aprender o básico como lutar, manusear armas, manipular o chakra e aprender jutsus. Ao se formar na academia, o novo ninja recebe o título de Genin, que é o primeiro nível. Além disso, os ninjas recém-formados estão prontos para realizarem missões e receberem o devido pagamento. E claro, recebe a tão famosa bandana. Nela está o símbolo da aldeia e também caracteriza o ninja. Todas as missões são realizadas por equipes.
Bom, vamos à história.

Naruto Uzumaki era o garoto problema de Konoha, suas notas na academia eram as piores e suas técnicas ninjas um fracasso. Além disso, as pessoas da Vila não gostavam dele, o olhavam com desprezo. Parte desse sentimento era causado por Naruto ter uma criatura poderosa selada em seu corpo, uma criatura que tinha atacado a vila quando Naruto era bebê, a Kyuubi (Raposa de Nove Caudas).


Apesar de todo o desprezo, Naruto queria mostrar seu valor para todos, mas ainda tinha muito caminho pela frente.
Com muita dificuldade, Naruto tornou-se um Genin e passou a fazer parte de uma equipe a equipe 7, formada também por Sasuke Uchiha, Sakura Haruno e Kakashi Hatake (um Jounin, um ninja mais experiente).

Sob a tutela de Kakashi, a equipe avança em seus treinos e passa a realizar missões de classe D (são missões de baixa intensidade, como levar o cachorro pra passear).

Bom, além da equipe 7, conhecemos algumas outras como a equipe 6, formada por Shikamaru Nara, Ino Yamanaka e Chouji Akimichi sob a tutela de Asuma Sarutobi.


Também a equipe 8, formada por Kiba Inuzuka e seu cão Akamaru, Hinata Hyuuga e Shino Aburame sob a tutela de Kurenai Yuuhi.


Essas equipes recebem a autorização de seus senseis para participarem do Chuunin Shiken (Exame Chuunin).
O Chuunin Shiken é um exame com três fases que permite que o Genin avance para o segundo nível ninja, o Chuunin. É como um vestibular só que muito mais legal.

Nesta fase do anime, somos apresentados à mais algumas equipes participantes do exame.
A equipe de Gai, formada por Rock Lee, Neji Hyuuga e Ten Ten.


A equipe da Vila Oculta da Areia (é, Konoha não é a única vila existente), formada por Gaara, Temari e Kankuro.


Também a equipe da Vila Oculta do Som, formada por Dosu, Zaku e Kin.


Desde o início do Chuunin Shiken, todas as equipes são rivais entre si. Além disso, os membros precisam contar uns com os outros para um bom desempenho. A primeira fase é uma prova escrita. A segunda é uma prova de sobrevivência e obtenção de documentos (simulando uma situação real). A terceira é uma luta 1x1 (nessa fase, membros de uma mesma equipe podem lutar entre si; é possível, mas não acontece).
Após estas três provas, os classificados podem ou não tornarem-se Chuunins, tudo depende de seu desempenho (principalmente na terceira fase, pois os avaliadores examinam todo o conhecimento do candidato).

Bom, nem preciso falar que este é Top né!? Nem que a revista responsável pela publicação é a Shonen Jump né!? Acho que tá bem claro isso.
A espetacular mente criadora da série é Masashi Kishimoto (então, se você é hiper fã de Naruto, já sabe à quem dar graças).
Naruto também está entre as três séries mais populares no Japão atualmente. Bleach em 3º e Naruto em 2º. É, com essa fama toda e ainda é o 2º favorito. Logo postarei sobre o 1º colocado, não se preocupe.


Yosh! Acho que por enquanto já tá bom. Deixe ver o que ainda tenho pra falar em futuros posts... jutsus, clãs,... vilões,... Ah! É surpresa pra outro dia, mas espero que eu tenha agradado com o primeiro post de Naruto.

Até o próximo post.

Ja-ne!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Bleach


Yo Minaaa! Faz tempo que não posto sobre animes né?!
Estou empolgada com o post de hoje, alguns provavelmente sabem o porque (talvez só por ter visto a imagem).

Bleach está atualmente entre um dos três mangás/animes com mais sucesso no Japão.
Adivinha quem ser responsável pela publicação? Isso aí, a Shonen Jump!
O mangaká criador da fantástica trama é Tite Kubo.
Tite é um grande admirador da arte e da cultura ocidental. Pode-se notar em Bleach (em quase todas as capas do mangá e muitos dos detalhes no anime) cores da bandeira dos EUA (pode ver na palavra 'Bleach').

Acredita-se que o nome 'Bleach' tenha sido devido ao seu personagem principal Ichigo Kurosaki. Bleach significa água sanitária (candida, se preferir). Faz referência à cor do cabelo de Ichigo.
Outra suposição é que 'Bleach' seja uma homenagem do mangaká à banda Nirvana (que tem um álbum de mesmo nome).

Tá bom! Chega de termos técnicos. Vamos ao que nos interessa.

Bleach possui dois universos paralelos: o mundo dos humanos e o mundo das almas.
O mundo das almas é chamado de Soul Society. As almas dos humanos são enviadas pra lá após a morte.
Os responsáveis por enviá-las são os shinigamis (não se engane! São completamente diferentes do Ryuuku).
A Soul Society é dividida em duas partes: Rukongai (onde vivem as almas que não são shinigamis) e Seireitei (onde vivem os shinigamis).

 Seireitei (área nobre)

Rukongai (área pobre)

Os shinigamis têm outras obrigações além de exorcizarem as almas, devem manter a ordem entre o mundo real e a Soul Society e lutarem contra os hollows.



Hollows são almas transformadas. Toda alma que tenha qualquer ressentimento, rancor, raiva, tristeza com este mundo torna-se um hollow. Eles também devoram as almas humanas (tanto vivas como mortas) e aquea que tem mais poder espiritual é a mais saborosa.

Para encarar um hollow, o shinigami tem uma zanpakutou (uma espada). Ao cortar o hollow a zanpakutou o purifica e o envia à Soul Society.

Bom, Ichigo Kurasaki é um estudante de 15 anos e desde criança tem a capacidade de ver espíritos.
Após algumas atividades de hollows em sua cidade, Karakura, ele conhece Rukia Kuchiki, uma shinigami em serviço na cidade. Depois de sofrerem o ataque de um hollow, Rukia faz com que Ichigo torne-se um shinigami.



Apartir disso, Ichigo começa a fazer os trabalhos de um shinigami.
Alguns de seus colegas de sala como Sado Yasutora (Chad) e Inoue Orihime sofrem ataques de hollows por terem grande poder espiritual.



Além deles, o último protagonista é Uryuu Ishida, que também tem grande poder espiritual, principalmente por ser um Quincy (que explicarei em outro post).


Na cidade há uma loja com artigos espirituais cujo dono é Kisuke Urahara. Trabalham também Ururu, Jinta e Tessai.



Urahara propõe vários treinamentos para Ichigo para que possa fortalecer mais sua alma e sua zanpakutou.


Bom gente, de momento é só, mas pode ter certeza que esse não será o único post sobre Bleach. Afinal é um anime top né!?

Até o próximo post.

Ja-ne!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Huya


Yo minna! Milagre postar tão rápido né!?

Não estranhe o nome do post, muitos devem conhecer, mas é o assunto de hoje.

Huya (se fala "Ruiá") é um jogo muito simples cujo objetivo é ser ágil e ter muita concentração (considere como uma típica luta de anime). Esse jogo consiste em movimentos com as mãos e os braços.

Huya é uma brincadeira originária da China. Os movimentos/posições são baseados no horóscopo chinês. Se popularizou no Japão depois de algum tempo. Hoje é famosa entre os otakus.

(Tá Uri explica logo como é!)

Como eu disse antes, para jogar existem alguns movimentos, 5 no total: Tigre, Cobra, Coelho, Dragão e Águia.






Yosh! Agora que conhece os movimentos explicarei como se joga.

O ideal é que se tenha pessoas o suficiente para formar um círculo, mas não tem problema quanto a quantidade pode ser de 2 pra cima.
Uma das pessoas começa falando "Huya" (a pessoa que fala é o líder), nesse instante todos devem fazer um dos movimentos (até a pessoa que falou). Aquele que fez o movimento igual ao do líder sai da roda.
E o jogo continua, mudando os líderes até sobrar 1 pessoa, e esta é a vencedora.

Pronto! Agora você já sabe jogar.

Bom... se ficou meio confuso de entender, veja os vídeos do pessoal jogando Huya.

Até o próximo post.

Ja-ne!


segunda-feira, 18 de julho de 2011

Preconceito contra otakus II

Então que sejamos estranhos!


Ohayou minna!

Hoje fui ao You Tube e fiquei assistindo aqueles típicos vídeos toscos de otakus (não tô zoando não, eu adoro vídeos toscos). E isso me ativou uma vontade de postar alguma coisa sobre nós otakus.

(Se eu não estiver falando coisa com coisa saia correndo. XD)

Bom... deixe-me ver... o que eu falo?!

Antes continuar a ler, quero que dêem uma olhada nisso para que entendam o que vou falar depois
http://forum.jogos.uol.com.br/otakus-o-que-sao-e-o-que-leva-a-issopolemica_t_933348
http://assuntosperdidos.blogspot.com/2010/05/vamos-falar-sobre-otakus.html

Bom, pra começar eu deixei de levar a sério as críticas, os xingamentos e as zoações agora eu dou risada.

Momento de reflexão. Pense em seu círculo de amigos otakus e se pergunte: todos, todos, mas absolutamente todos são nerds?

Deixe-me tentar. De todos os meus dois amigos otakus acho que uns dois são, os outros...

Mudando o foco...
Se me chamassem de "Otaku" com o intuito de xingar eu diria "Obrigada! Sou mesmo! Como adivinhou?"
Em todo lugar eu me denomino otaku e não é só na 'descrição do perfil do Orkut' eu FALO mesmo (infelizmente não é todo otaku que faz isso).


Mudando o foco²...
Quem são os autores das críticas?
Sinceramente.... não sei, mas pela lógica posso arriscar.
Crianças encaram animes como qualquer outro desenho por que haveriam de criticar? - Negado
Adolescentes são geralmente "de boa", cada um com seus costumes e tudo bem (tirando alguns que se acham adultos o suficiente pra criticar o que não conhece) - Pode ser, mas não totalmente
Adultos (obs: não todos, muitos são otakus e adoro que existam otakus adultos) com o perdão da palavra, são uma geração ultrapassada e que não é 'aberta' às novidades.

Entretanto, isso não passa de 'achismo', especulação; não posso julgar, muito menos acusar.

Absurdos frequentes:
- isso é coisa do demônio (afirmação top hahahahahaha)
- otaku é emo
- ainda bem que meu filho não é assim
- otaku é nerd
- otaku é retardado
- otaku é viado
- o que tem na cabeça?
- como tem coragem de andar na rua desse jeito?

Chega né?!

A única coisa que eu acho que todo otaku devia ser é Debochado: ter cara de pau e confrontar o povo que nos marginaliza. Debochar dos leigos que criticam, dar risada da cara dos outros, tirar sarro. E que se f*** o mundo.
Xingamentos não afetam, porque cada um sabe o que é. Só se ofende aquele que tem alguma coisa que não gosta em si mesmo.

É óbvio que um post não vai mudar a cabeça retardada dessas pessoas. Na verdade, nem que 1 milhão de blogs postassem 1 milhão de posts sobre isso, o cérebro de azeitona delas não entenderia. Tudo bem, a sociedade sempre esteve repleta de leigos.

E para termos um final feliz posto um vídeo legitimamente otaku.

Até o próximo post.

Ja-ne!

sábado, 9 de julho de 2011

Fanzine


Ohayou Minna-san!

Estou oficialmente de férias (não significa muito, mas...) tentarei postar com mais frequencia.

Enfim... esse post tratará de um assunto que está ficando cada vez mais falado (e não só no meio otaku).

Primeiramente, o que ser 'Fanzine'?
Por mais incrível que pareça o fanzine foi uma criação norte-americana (fica óbvio se olhar a palavra).
'Fanzine' é a junção da palavra inglesa "magazine" que significa revista, com a palavra "fan" (fã, em nosso idioma); portanto:
Fanzine = quadrinhos feitos por fãs.
Er... deixa eu explicar melhor.

Na verdade, os fanzines são uma criação de pessoas comuns (sem apoio de editoras e coisas do tipo). São histórias novas criadas por pessoas que a admiram só que com os mesmos personagens.
Por exemplo, criar uma nova história sobre os Cavaleiros do Zodíaco.

(Acho que deu pra entender, ou senão pergunte ao senhor da verdade, o Google.)

(Tá e daí Uri?)
O bom do fanzine é que qualquer um pode fazer e sem compromisso (além de tudo pode conseguir um dinheirinho). Além disso, o fanzine é aberto (mais que o própro mangá) pois nele pode ter o que quiser (misturar personagens de animes diferentes; de quadrinhos japoneses e americanos; etc....).
Mas toda diversão tem seu custo.
Como não há um "suporte" o fanzineiro é responsável por tudo, desde comprar papel até a impressão e cópias de sua obra.


Mas se você que está lendo esse post com o sonho de ser fanzineiro não precisa se preocupar (não estou estragando seus sonhos) você pode não acreditar, mas tem um monte de gente que adoraria ver uma história diferente de seus personagens favoritos (uma batalha entre Pokémons e Digimons, por exemplo).

Em muitos eventos, existem salas destinadas aos fanzines (alguns como o Anime Friends disponibilizam até estandes para serem vendidos).

Os fanzines atuais ultrapassaram o limite da criação, pois muitos são praticamente mangás e quadrinhos e não se prendem à animes ou animações que existem (são novos em todos os aspectos).

Enfim, há fanzines para todos os gostos e certamente ficarão cada vez mais conhecidos.

Yosh, minna-san, termino o post anunciando a nova página do blog "Anúncios".
Se quiser saber o que é dá uma clicada lá.

Até o próximo post.

Ja-ne!

domingo, 3 de julho de 2011

Death Note


Yo minna-san! Tudo bom com vocês?
Demorei pra postar (é meu, vida de estudante não é mole não).

Informe momento da minha vida: tô super feliz porque meu niver tá chegando e já ganhei presente adiantado! ^__^
Adivinha o que é? Uma coleção de mangá (que eu não vou falar qual porque pretendo postar sobre ele depois)!
Pensando nisso agora.... as pessoas sempre me dão presentes meio orientais por conta desse meu "otakismo".

Tá bom, chega de enrolar porque o anime que vou falar hoje é O anime!


Muitos otakus (assim como eu) devem amar Death Note de paixão absoluta (também,... não é à toa).
Os autores Tsugumi Ohba e Takeshi Obata formaram a dupla perfeita, Ohba com o roteiro e Obata com as ilustrações.
Tsugumi Ohba queria um mangá de suspense. Mas isso não é o mais impressionante. O que surpreende mesmo é que a serialização de Death Note foi aprovada pela Shonen Jump, que em sua maioria publica gêneros de luta e batalhas.

Bom, vamos à história.

Death Note inicia-se apresentando-nos Raito Yagami (Light Yagami, na tradução ocidental), um dos melhores estudantes do Japão que pretende trabalhar na polícia. Tem uma mente brilhante, nota máxima na escola e nos simulados. Um filho que toda mãe sonha em ter. Tudo perfeito e colorido até que Raito encontra um caderno chamado Death Note.
O caderno tem a capacidade de matar a pessoa cujo o nome for escrito.
Este caderno pertence originalmente ao mundo dos shinigamis (deuses da morte). Seu antigo dono era um shinigami chamado Ryuuku (Ryuk, tradução ocidental). Consta no caderno que o shinigami, antigo proprietário do caderno, deve sempre acompanhar o humano até que este morra; e é o que Ryuuku faz.

Nota: Ryuuku não é o único shinigami que existe, portanto o Death Note encontrado por Light não é o único. O caderno é uma ferramenta usada pelos shinigamis para alongarem a própria vida (explicarei isso).

O Death Note possui algumas regras (que transcreverei aqui):
- O humano cujo nome for escrito neste caderno morrerá.


- Este caderno não surtirá efeito a menos que se tenha em mente o rosto daquele cujo nome está sendo escrito. Portanto, outra pessoa com o mesmo nome não será afetada (bem conveniente esta regra já que no Japão as pessoas só têm um sobrenome).

- Se a causa da morte não for especificada, a pessoa simplesmente morrerá de uma parada cardíaca.


- Se a causa da morte for escrita até 40 segundos depois do nome da pessoa, segundo a unidade de tempo dos humanos, assim será feito.


- Após escrever a causa, os detalhes da morte devem ser fornecidos nos próximos 6 minutos e 40 segundos.


- Este caderno passará a ser propriedade do mundo dos humanos, a partir do momento em que tocar o seu solo.


- O proprietário do caderno será capaz de enxergar e escutar a voz de seu proprietário original, ou seja, o shinigami.


- O humano que fizer uso deste caderno não poderá ir nem para o céu nem para o inferno.


- Qualquer humano que tocar no Death Note se tornará capaz de ver e ouvir seu ex-proprietário, o shinigami, mesmo que esse humano não esteja de posse deste caderno.


- Enquanto estiver de posse do Death Note, o humano será acompanhado até a morte pelo propietário original deste caderno, o shinigami.


- O shinigami pode prolongar sua vida apropriando-se da sobrevida do humano cujo nome escrever no Death Note, mas o humano não. (Isso significa que, se o shinigami escrever o nome de uma pessoa que tenha 20 anos e naturalmente essa pessoa morreria com 80, o shinigami acrescenta 60 anos à sua vida. Com essa regra os shinigamis tornam-se imortais.)

(Ai, ai, cansei!)
Enfim, essas são 'algumas' das regras do Death Note (eu escrevi aqui porque fica mais fácil de entender).


Assim, com um "poder" desses nas mãos, Raito passa a matar criminosos de todo o mundo. Mas não pense que é do tipo: "Acho que vou matar fulano hoje." Não! Raito passa horas e horas do dia escrevendo nomes no caderno (e ainda consegue manter as notas máximas da escola e estudar para o vestibular (*inveja*)).
Bom, consequência disso: a criminalidade começa a cair e Raito decide tornar-se "o Deus do novo mundo" (como ele mesmo diz). As pessoas começam a chamar esse "Deus" de Kira.
Ótimo! Tudo às mil maravilhas. E continuaria se a morte por parada cardíaca de criminosos em massa não começasse a ser investigada. E é nessa que surge o famoso detetive L.


L é considerado o melhor detetive do mundo, e já solucionou casos de questão internacional consideradas impossíveis pela polícia.
Com a chegada de L ao Japão inicia-se uma disputa ferrenha entre as duas mentes (se posso dizer) mais brilhantes do mundo.
Em sua primeira ação, L prova que Kira é uma pessoa (pois o mundo acreditava que era Deus), prova que está no Japão e prova que Kira pode matar sem contato físico.
Assim, Raito quer matar L para que possa continuar seu sonho de tornar o mundo um lugar melhor; e L quer sentenciar Kira à pena de morte, pois é um criminoso e não tem o direito de decidir a morte de alguém (mesmo que criminoso) apenas por ter recebido um poder.


(Acho melhor parar por aqui, senão vou encher esse post de spoiler!)

Death Note tem 12 volumes em mangá e o volume 13 "How to Read" tem as 'revelações' da trama. Em anime tem um total de 37 episódios.
Death Note tem também dois filmes e três live actions (sendo o terceiro uma história a parte).

Pode deixar que Death Note será tema de outros posts.

Até o próximo post.

Ja-ne!
 
Powered by Blogger