sexta-feira, 13 de abril de 2012

Personalidade sanguínea


Yo minna!

Post de sexta-feira 13 (espero que não aconteça nada), aliás, meu azar foi ontem quando estava jogando Harvest Moon.

Uri, você com essa idade e joga Harvest Moon?!

Sim, eu jogo. Mas isso é porque eu tenho afinidade com jogos desse tipo (não estou desprezando).
Ah é, meu azar. Estava eu feliz (no Harvest) tinha pegado uns itenzinhos bons que me ajudariam a ganhar dinheiro e blá, blá, blá... até que a energia cai e volta (aquelas piscadas de energia) e a vítima aqui não tinha salvado. TT^TT

Em sexta-feira 13 as pessoas são cheias de superstição assim como o Facebook é lotado de quem lembra disso; e tem gente que faz de tudo, aquelas coisas de evitar escadas, gato preto, etc. Tem gente que lê horóscopo do dia (não que eu ligue pra isso), acho que até o horóscopo chinês é capaz de ter gente vendo.

Bom, meu signo só serve pra dizer que cavaleiro de ouro eu sou (Câncer) << Eu sei que você já viu algo parecido no Facebook, tá?
Eu acredito um pouco sobre a personalidade que rege cada signo, a cada elemento cada um pertence e outras coisas do tipo, mas o que eu acredito mesmo é no tipo de sangue.


Mas então, o que isso tem a ver com anime, mangá e coisas otakus?
No Japão e em alguns outros países asiáticos as pessoas acreditam na definição de personalidade de acordo com o tipo sanguíneo.
Por exemplo, no ocidente, acreditamos que, dependendo do signo, a pessoa pode ser agitada, quieta, perfeccionista, aventureira, sentimental, entre outras características, e com o tipo sanguíneo também existe algo parecido.

Por causa desse costume, muitos mangás são influenciados e em alguns até incluem o tipo sanguíneo na ficha de personagens.
Obviamente, não é 100% a personalidade dar certo, além disso, como eu disse antes, é um costume, por aqui acreditamos em signos e raramente será 100% igual. Bom, se alguém quer tirar a prova, veja as características.


Um aviso prévio: algumas informações retiradas da revista Neo Tokyo (Nº 58)

Tipo A

Organizado. Gosta de ter seu espaço e não gosta de ver esse espaço invadido. Não acredita que as outras pessoas não se importem com a desordem, por exemplo, de uma mesa durante o jantar. É o que lava os pratos e guarda tudo, não porque tem que fazer isso, mas porque se não o fizer, fica com aquela sensação desagradável.
Familiarizando com a gente, seria a pessoa que, quando alguma coisa está visualmente desconfortável vai lá e dá um jeito no incômodo.
Quando conversa com alguém, sempre tenta passar uma boa impressão e fica pensando sempre no que os outros vão achar dele. Gosta de agradar e é um bom anfitrião. Mas respeite as regras da casa. E elas valem para sempre.

O tipo A sabe o que é melhor pra todo mundo, mesmo quando ninguém aceita. Não costuma passar seus sentimentos de forma direta.
Respeita todas as regras, mesmo sem saber por quê. Tudo deve ter uma razão, mesmo que todos a desconheçam.
Têm dificuldade em se adaptar às situações, às mudanças.

Mais de 40% da população japonesa é do tipo A (isso explica muita coisa).

Mangakás do tipo A:
- Naoko Takeuchi (Sailor Moon)
- Rumiko Takahashi (Ranma 1/2; Inuyasha)
- Masami Kurumada (Cavaleiros do Zodíaco)
- Osamu Tezuka (Astroboy)

O mangaká do tipo A costuma agradar o leitor (parte de ser um bom anfitrião). Também costuma fazer muitos personagens do tipo A (seu próprio universo, pois sua casa é seu reino, e ele se sente mais confortável assim). Seus personagens são retratos de si mesmo ou de seus ideais.
Em contrapartida, seus vilões são sujos, escórias, pessoas sem escrúpulos. Exatamente a visão que eles têm de pessoas do tipo B.
Além disso, têm dificuldades em lidar com sentimentos, apesar de serem muito emotivos, quando se trata de emoções tudo tende a ficar confuso, complexo, nada se resolve fácil.

Tipo B

(Algo me diz que pulou o A)

Egoísta por natureza, mesmo que sem maldade ou intenção. Gosta muito de si mesmo e de seu próprio ideal. Se magoa fácil, muito fácil e estoura, chora se possível, resmunga, mas não guarda mágoa.
Não se importa em viver em um ambiente desorganizado, na verdade essa é a sua organização.

Mas em toda essa desordem e caos está um líder sem igual. Decidido, não muda de opinião e se esforça ao máximo para conquistar seu ideal e se acreditar que algo é certo, vai defender isso a todo custo. Mesmo assim é considerado um tipo difícil por sua personalidade forte.
Não liga para regras, listas ou normas, provavelmente acha tudo isso uma bobagem. Fala direta e claramente o que pensa sem se importar com o que pensarão a seu respeito.
Tanto em atividades quanto em conversas não gosta de ficar muito tempo "numa coisa só", gosta de dinamicidade, caso contrário acaba enjoando.

Mangakás do tipo B:
- Gosho Aoyama (Detective Conan)
- Ken Akamatsu (Love Hina)
- Tsugumi Ohba (Death Note; Bakuman)

Mangakás di tipo B costumam fazer estilos variados, quase nunca repetindo o tipo de história, de uma séria à outra.
O sentimento não é exatamente o ponto focal das tramas e em geral, nunca há um mal absoluto ou um grande rival.

Tipo AB

Está sempre flutuando. Sempre um pouco deslocado da roda, mesmo prestando atenção.
Mistura características do tipo A e do tipo B, por isso pode fazer coisas que para os outros pode parecer sem sentido simplesmente porque mudou de área. Por outro lado, é muito adaptável às situações.

Costuma ter idéias e fazer coisas que as outras pessoas nem imaginam. Seu senso de humor é único, por isso, muitas vezes ri sozinho. É a personalidade mais completa mas, ao mesmo tempo, a mais confusa.
O tipo AB costuma parecer sempre sorridente. Corta de sua área de interesses todo mundo que o magoa, para sempre; mas é compreensivo. Entende todo mundo, aceita todo mundo porque pode pensar da mesma forma. (Difícil uma pessoa assim, por isso que são raros.)

São sensíveis e carinhosos, mas muitas vezes escondem. Nunca vão se mostrar abalados, chorar ou dar o braço a torcer. Não na frente de alguém. Se distanciam de provas, principalmente quando sabem que vão perder. Por isso, não arriscam, jogam pra vencer ou não jogam. Quando não é pra valer deixam BEM claro que NÃO é pra valer, ainda mais se perderem, pois detestam perder.

Mangakás do tipo AB:
- Shorato Ishinomori (Cyborg 009)
- Yoshiyuki Tomino (Gundam)
- Takeshi Obata (Death Note; Bakuman)

Mangakás do tipo AB dão espaço para os mais variados tipos de personagens, sem ofuscar nenhum.
Tem definição ambígua do mal. Enquanto os do tipo A têm vilões sujos, que fazem tudo de forma destrutiva; e os do tipo O fazem malvados que não escolhem para chegar ao seu objetivo; o tipo AB é o que faz vilões com algum carisma.

Tipo O

Sociável, bom papo. Sempre precisa ser o centro das atenções. Apesar disso, é lento para agir.
Tem dificuldade com escolhas e é dependente por natureza. Cheio de vitalidade e mostra seus sentimentos de forma direta.
Muitas vezes é apontado como líder, mas não por sua atuação, mas pela boa relação social.

É detalhista, tem veneno na língua (mesmo sem querer).
Tem aversão por testes de inteligência, não por ser burro, mas por não querer parecer um. Não gosta de ser provado, testado.
Faz amizades com facilidade e tenta manter todos por perto.

A maior parte da população do Brasil é de tipo O.

Mangakás do tipo O:
- Hayao Miyazaki (A Viagem de Chihiro)
- Go Nagai (Devilman)
- Fujiko Fujiyo (Doraemon)

Mangakás do tipo O são os que mais se adaptam ao lema da Shonen Jump. Esforço, amizade, vitória. São mangás onde a energia transborda em todas as páginas. Os personagens são definidos e têm sentimentos claros. A história segue, linaer, à um objetivo.


Bom, mesmo depois de tudo isso não podemos esquecer que o resultado não será perfeito, ainda mais por acreditarmos mais nos astros. Mas ter isso como curiosidade é legal e um pouco de diversão não faz mal à ninguém.

Não me lembro de ter dito no blog mas eu sou A. Tenho aversão à mudanças, prefiro deixar tudo do jeito que está. Sigo normas e regras quando existem. Odeio ter meu espaço invadido e tenho ciúmes das minhas coisas, não por ser egoísta, mas porque outra pessoa não trata do mesmo jeito que eu.
Nunca mostro meus sentimentos pra ninguém, só quem convive comigo sabe como realmente me sinto.
Meu único defeito como tipo A é a falta de organização (para os outros, porque pra mim tá tudo organizado), mas não mexa na minha desorganização.

Tá aí minna, mais um costume oriental para acrescentarmos em nossas vidas de otakus.

Até o próximo post.

Ja-ne!
 
Powered by Blogger