segunda-feira, 21 de março de 2011

Preconceito contra otakus

Não sei ao certo se posso falar desse assunto; talvez até possa, mas posso não falar com profundidade porque nunca sofri nada do tipo diretamente, por isso não sei como é isso "cara-à-cara"; só posso comentar o que vejo na internet, mas é na internet que as pessoas fazem aquilo que não têm coragem para fazer realmente.
Enfim, vou começar com uma dúvida...
Por que preconceito contra otakus?
Já parou pra pensar nisso?
Particularmente, eu não sei.
Primeiro; o que é um otaku aqui no Brasil? ou melhor, em São Paulo (não que em outros estados não tenham otakus, mas é que São Paulo é minha realidade (uma realidade preconceituosa na verdade))?
Um otaku é aquele indivíduo que é fanático em animação japonesa e mangás (no básico do básico).
Depois disso vem gostos diferentes entre os otakus (bandas, gêneros dos animes, dos mangás, etc.)
Novamente...
Por que preconceito contra indivíduos que apenas gostam de animação japonesa?
Já pensei nisso diversas vezes e ainda não entendo. Pode parecer besteira, mas, qualquer tipo de "agressão" aos otakus (não necessariamente física), de certa forma, me afeta.

Muitos otakus já devem ter ouvido comentários na rua do tipo "Nossa! Um maloqueiro." ou "Que cara doido" ou "Cadê os pais dessa criatura?" Isso quando estão... sei lá.... com uma mochila abarrotada de chaveiros, de botons, ou quando espetam o cabelo, usam uma camiseta com o anime preferido e pior ainda quando são cosplayers; muitos devem ouvir "E aí viado!?" ou pior, quando tentam mostrar que conhecem alguma coisa tipo "Ow Naruto!".

(Chega Uri! Volta pro assunto central.)

Tá! Que otaku nunca viu alguma coisa no orkut que criticava os otakus? (Eu! Eu! Eu vi! o/)
Olhei uma comunidade de nome "D-us destrua o Japão".
Enfim, na descrição dizia o seguinte (uma parte dela):

"O japoneses são pagãos que não aceitaram Jesus Cristo.E se aliaram aos nazistas.Corrompem nossa juventude com seus animes e mangás cheios de homossexualismo e prostituição infantil."

E no final dizia: "OTAKU/ATEU = RETARDADO"

Pra mim isso é preconceito religioso.
Bom existem outros fatores, por exemplo:

- No Japão, muitos que eram evangélicos e católicos morreram no tsunami
- Existem otakus que são evangélicos e/ou católicos
- etc...

Vi uma outra coisa (dessa vez um tópico) de um cara que dizia que "otakus são adolescentes que são excluídos pelo restante da classe, [...] que se juntam para falarem de coisas gays, numa língua miguxês (?) blá, blá, blá,....

Influência norte-americana obviamente.

(URI MUDOU O RUMO DA CONVERSA!)

Tá, eu sei que eu falei, falei, falei, e não disse nada.

Ok! Voltando à questão...

Outra dúvida...
De onde vem/nasce/surge esse preconceito?

Possíveis respostas?
- porque otakus gostam de uma coisa estrangeira?
- porque andam em grupo?
- porque tomam Mupy?
- porque escutam j-music?
- porque vêem desenho e desenho é coisa de criança?
- porque lêem de trás pra frente?
- porque têm duzentos chaveiros na mochila?
- porque carregam cinquenta botons?
- porque curtem uma cultura diferente?
- porque espetam o cabelo?
- porque usam camisetas com os personagens preferidos?
- porque se reúnem em eventos?
- porque se vestem como seus personagens?
- porque pensam que a vida é como nos animes?
- porque falam termos em japonês que ninguém entende?

Eu não acho que seja alguma dessas.
Pra mim é porque essas pessoas têm medo do que é diferente, por isso menosprezam quando o diferente é chamativo.

Minha vida no geral:
Tenho o ensino fundamental completo, o ensino médio completo, sou inteligente, não fumo, não bebo, não uso drogas (eita clichezinho barato...), tenho pai, mãe, irmã,... ouço música, assisto televisão, sei andar de ônibus, de trem, metrô, adoro animais.

(Tá bom! Chega! Não vou ficar contando da minha vida! XD)

Mas, não deve ser muito diferente da de outros otakus.
Otakus são pessoas também (eita que post cheio de clichê), quem têm família, amigos,... a única diferença das outras pessoas é que gostam de animes.


Até o próximo post.

Ja-ne!

5 comentários:

Anônimo disse...

Divulga seu blog em sites ou outros blogs desse tipo pq tá mto bom!

Anônimo disse...

Em minha opnião a sociedade em geral não está 'aberta' pra novos pensamentos.... na verdade é uma sociedade que só vive da pura hipocrisia!

Anônimo disse...

eu já pensei isso um monte de vezes mais ñ sai nada,eu tenho um pai e mãe separados,o meu pai é evangélico e ele é preconceituoso,a minha mãe até gosta de me dar dinheiro para eu ir a um evento com os meus amigos otakus...enfim eu ñ vou falar que ñ gosto do meu pai por isso.
mesmo assim eu ñ gosto de preconceito
anti-otakus

Slidy disse...

Achei dahora o texto, mas preconceito é uma coisa que todos nós temos né fazer oque?
Li e assisti em um Drama japonês "Densha Otoko" parece que o preconceito contra Otakus lá, é um barato muito mais foda, é tipo de as pessoas terem nojo deles, é tenso ¬¬

Lucas Nicolau disse...

Eu também escrevi sobre o preconceito sobre animes e mangás e é muito ruim sofrer esse preconceito da própria família, falam tanto em respeitar as diferenças mas fazem esse preconceito. http://playerni.blogspot.com.br/2016/07/o-preconceito-com-o-anime-e-o-manga.html

 
Powered by Blogger