segunda-feira, 7 de março de 2011

Cosplay

Gomenasai! Post atrasadíssimo! Mas vou tentar fazer com que a demora valha a pena.
Bom vou falar um pouco sobre o cosplay e tudo relacionado à ele (ou quase tudo).

O que é cosplay?
Bom, cosplay pode ser definido como muitas coisas, mas, basicamente, é vestir-se como um personagem de HQ's, mangás, animes, filmes ou jogos.
"Cosplay" é uma palavra formada da junção de "costume" (fantasia) e "play" (jogar / brincar). Então, não basta vestir-se como o personagem, também precisa incorporar o jeito, as manias, as poses,... enfim; tem que, realmente, "interpretar" o personagem; mas isso é fácil quando se gosta do personagem.
A pessoa que pratica o cosplay é o cosplayer.


Por que fazer um cosplay?
(Não sei por que eu coloquei essa pergunta, mas tudo bem.)
Qualquer pensamento é válido pra se fazer um cosplay; o mais comum é porque a pessoa tem uma admiração tão grande (muitas vezes até uma paixão) pelo personagem, que quer ser, ou quer viver como ele; quer imitá-lo.
Outras pessoas querem ficar "famosas" com seus cosplays bombásticos, outros porque querem que os outros  peçam pra tirar uma foto,....
Enfim, são inúmeros motivos, o importante é não reprimir a vontade.


O que se precisa para ser um cosplay?
(Ai, é cada uma que eu invento...)
Mas eu acho importante falar disso.
Muita gente acha que para ser um cosplay tem que ser parecido com o personagem, ou que tem que gastar muito dinheiro, ou que precisa participar dos concursos que têm nos eventos. Mas isso não é importante. São apenas detalhes que podem ser "ajeitados".
Primeiro, não precisa se parecer com o personagem. Eu mesma sou um exemplo, porque sou cosplayer, mas nunca fiz um cosplay de personagem feminino. Também já vi homens de cosplay de sexo oposto (que, inclusive, ficaram perfeitos).
Também há aqueles personagens que têm outra etnia (negros, índios, brancos); também não é um problema; ora! se fosse por isso, nenhum japonês poderia fazer cosplay! Pense bem, praticamente todos os personagens de anime ou mangá têm olhos grandes, os japoneses têm olhos puxados.
Dinheiro precisa sim, mas não é o fim do mundo. Existem muitos personagens simples, com roupas simples e cabelos simples que não precisa muito gasto, muitas vezes uma camisa que você tenha, ou o pai, ou algum amigo, pode se tornar uma valiosa peça para o seu cosplay.
E se uma pessoa está de cosplay não precisa participar de concursos, pois eles exigem muito mais preparação.


O exterior
Recentemente, li uma matéria numa revista que falava sobre os eventos otakus pelo mundo. Isso me fez pensar que os eventos do Brasil são de fato atrasados e mal organizados. Basicamente, os eventos por aqui têm os cosplays, têm salas de exibição, os concursos de cosplay, estandes, palestras e apresentações de bandas. Tirando isso (que não é lá muita coisa), a visão mais presente é o pessoal andando sem rumo, um monte de gente sentada no chão, uns olhando os estandes, outros ouvindo as palestras, etc.
Uma comparação (acho que nem pode chamar de comparação) é nos Estados Unidos e no próprio Japão. Os eventos de lá têm muito mais à oferecer do que os daqui. A pessoa que vai à qualquer um deles tem que estar preparada para andar muito e gastar muito também. Existem mais de quinhentos (500 - é isso mesmo, eu não errei) estandes, sempre com novidades (ao contrário dos daqui, onde sempre vemos as típicas bandanas do Naruto, os chaveiros e os botons). As palestras não são apenas com dubladores e as pessoas podem ter contato e trocar idéias com os palestrantes.
Existem muitas atividades para os visitantes, jogos de diversas plataformas, lugares para os fanzines, outros para que as pessoas possam trocar idéias e se atualizarem.
Mais por que eu to falando tudo isso? Eu sei que depois desses comentários, ir à um evento pode parecer desanimador, mas a finalidade é que os otakus brasileiros possam se conscientizar e passar a exigir mais dos eventos, pois todos estamos perdendo novidades incríveis.

A arte de fazer cosplay
Apesar de o Brasil ser menos organizado que outros países, ainda assim, há muitas pessoas que levam o cosplay a sério; muitas o tem até como profissão.


Em todo evento existem os cosplayers que "zoam", mas também, há aqueles realmente perfeitos, que parecem ser os próprios personagens retirados das páginas dos mangás ou das cenas dos animes.
Personagens simples (como L de Death Note ou Saiko de Bakuman) ficam extraordinários.
Muitos brasileiros conseguem ir à um concurso internacional (e, sinceramente, por conseguir alcançar esse feito, podem ser considerados campeões).

O cosplay dentro e fora dos eventos
Muita gente fala que nunca se vestiria como cosplayer fora dos eventos, mas, falando abertamente, se você gosta muito, muito, muito do personagem, você também vai querer ficar como ele no dia a dia.
Dentro dos eventos, é normal as pessoas pedirem pra tirar uma foto, falar que seu cosplay tá perfeito, ou qualquer coisa do tipo.
É comum também, as pessoas ficarem olhando (com certa discriminação) os que saem dos eventos ainda vestidos com seus personagens. Particularmente, isso não me incomoda, gosto que as pessoas me olhem e vejam que sou diferente, não importa o que irão pensar de mim, só quero ser notada; mas isso porque adoro o que faço, adoro os personagens que incorporo, adoro ir aos eventos.
Sempre para um cosplayer vai existir os extremos: no evento ele está perfeito e profissional, nas ruas ele é estranho e sofre preconceito.


Enfim, não existe um momento certo pra começar a ser um cosplayer, também não tem um momento de parar.
Não existe um lugar certo pra se vestir como gosta; na rua, no ônibus, em casa.
Cosplay também não tem idade, quem gosta não liga pra esses detalhes.


Ufa...
Posso não ter falado tudo, mas falei tudo o que penso a respeito do cosplay.

Até o próximo post.
Ja-ne!

3 comentários:

Anônimo disse...

eu amo cosplay,mais ñ tive tempo para fazer!

Armindo Seita disse...

Sou da mesma opiniao de que quando amamos um personagem naturalmente vamos querer fazer cosplay dele no dia a dia nao importando com o que as pessoas comentem.

Armindo Seita disse...

Sou da mesma opiniao de que quando amamos um personagem naturalmente vamos querer fazer cosplay dele no dia a dia nao importando com o que as pessoas comentem.

 
Powered by Blogger