domingo, 3 de julho de 2011

Death Note


Yo minna-san! Tudo bom com vocês?
Demorei pra postar (é meu, vida de estudante não é mole não).

Informe momento da minha vida: tô super feliz porque meu niver tá chegando e já ganhei presente adiantado! ^__^
Adivinha o que é? Uma coleção de mangá (que eu não vou falar qual porque pretendo postar sobre ele depois)!
Pensando nisso agora.... as pessoas sempre me dão presentes meio orientais por conta desse meu "otakismo".

Tá bom, chega de enrolar porque o anime que vou falar hoje é O anime!


Muitos otakus (assim como eu) devem amar Death Note de paixão absoluta (também,... não é à toa).
Os autores Tsugumi Ohba e Takeshi Obata formaram a dupla perfeita, Ohba com o roteiro e Obata com as ilustrações.
Tsugumi Ohba queria um mangá de suspense. Mas isso não é o mais impressionante. O que surpreende mesmo é que a serialização de Death Note foi aprovada pela Shonen Jump, que em sua maioria publica gêneros de luta e batalhas.

Bom, vamos à história.

Death Note inicia-se apresentando-nos Raito Yagami (Light Yagami, na tradução ocidental), um dos melhores estudantes do Japão que pretende trabalhar na polícia. Tem uma mente brilhante, nota máxima na escola e nos simulados. Um filho que toda mãe sonha em ter. Tudo perfeito e colorido até que Raito encontra um caderno chamado Death Note.
O caderno tem a capacidade de matar a pessoa cujo o nome for escrito.
Este caderno pertence originalmente ao mundo dos shinigamis (deuses da morte). Seu antigo dono era um shinigami chamado Ryuuku (Ryuk, tradução ocidental). Consta no caderno que o shinigami, antigo proprietário do caderno, deve sempre acompanhar o humano até que este morra; e é o que Ryuuku faz.

Nota: Ryuuku não é o único shinigami que existe, portanto o Death Note encontrado por Light não é o único. O caderno é uma ferramenta usada pelos shinigamis para alongarem a própria vida (explicarei isso).

O Death Note possui algumas regras (que transcreverei aqui):
- O humano cujo nome for escrito neste caderno morrerá.


- Este caderno não surtirá efeito a menos que se tenha em mente o rosto daquele cujo nome está sendo escrito. Portanto, outra pessoa com o mesmo nome não será afetada (bem conveniente esta regra já que no Japão as pessoas só têm um sobrenome).

- Se a causa da morte não for especificada, a pessoa simplesmente morrerá de uma parada cardíaca.


- Se a causa da morte for escrita até 40 segundos depois do nome da pessoa, segundo a unidade de tempo dos humanos, assim será feito.


- Após escrever a causa, os detalhes da morte devem ser fornecidos nos próximos 6 minutos e 40 segundos.


- Este caderno passará a ser propriedade do mundo dos humanos, a partir do momento em que tocar o seu solo.


- O proprietário do caderno será capaz de enxergar e escutar a voz de seu proprietário original, ou seja, o shinigami.


- O humano que fizer uso deste caderno não poderá ir nem para o céu nem para o inferno.


- Qualquer humano que tocar no Death Note se tornará capaz de ver e ouvir seu ex-proprietário, o shinigami, mesmo que esse humano não esteja de posse deste caderno.


- Enquanto estiver de posse do Death Note, o humano será acompanhado até a morte pelo propietário original deste caderno, o shinigami.


- O shinigami pode prolongar sua vida apropriando-se da sobrevida do humano cujo nome escrever no Death Note, mas o humano não. (Isso significa que, se o shinigami escrever o nome de uma pessoa que tenha 20 anos e naturalmente essa pessoa morreria com 80, o shinigami acrescenta 60 anos à sua vida. Com essa regra os shinigamis tornam-se imortais.)

(Ai, ai, cansei!)
Enfim, essas são 'algumas' das regras do Death Note (eu escrevi aqui porque fica mais fácil de entender).


Assim, com um "poder" desses nas mãos, Raito passa a matar criminosos de todo o mundo. Mas não pense que é do tipo: "Acho que vou matar fulano hoje." Não! Raito passa horas e horas do dia escrevendo nomes no caderno (e ainda consegue manter as notas máximas da escola e estudar para o vestibular (*inveja*)).
Bom, consequência disso: a criminalidade começa a cair e Raito decide tornar-se "o Deus do novo mundo" (como ele mesmo diz). As pessoas começam a chamar esse "Deus" de Kira.
Ótimo! Tudo às mil maravilhas. E continuaria se a morte por parada cardíaca de criminosos em massa não começasse a ser investigada. E é nessa que surge o famoso detetive L.


L é considerado o melhor detetive do mundo, e já solucionou casos de questão internacional consideradas impossíveis pela polícia.
Com a chegada de L ao Japão inicia-se uma disputa ferrenha entre as duas mentes (se posso dizer) mais brilhantes do mundo.
Em sua primeira ação, L prova que Kira é uma pessoa (pois o mundo acreditava que era Deus), prova que está no Japão e prova que Kira pode matar sem contato físico.
Assim, Raito quer matar L para que possa continuar seu sonho de tornar o mundo um lugar melhor; e L quer sentenciar Kira à pena de morte, pois é um criminoso e não tem o direito de decidir a morte de alguém (mesmo que criminoso) apenas por ter recebido um poder.


(Acho melhor parar por aqui, senão vou encher esse post de spoiler!)

Death Note tem 12 volumes em mangá e o volume 13 "How to Read" tem as 'revelações' da trama. Em anime tem um total de 37 episódios.
Death Note tem também dois filmes e três live actions (sendo o terceiro uma história a parte).

Pode deixar que Death Note será tema de outros posts.

Até o próximo post.

Ja-ne!

0 comentários:

 
Powered by Blogger